Sobre 01

Renata Sant’Anna de Godoy Pereira.

Formada em Artes Plásticas na FAAP, em 1985, é mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2000).

Desde 1989, trabalha como educadora na Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da USP e, atualmente, atua como coordenadora dessa divisão, organizando o trabalho diário dos educadores realizado em direção à formação de públicos diversos: crianças de escolas públicas e privadas, adolescentes, pessoas com deficiência, terceira idade, universitários e jovens e adultos em processo de alfabetização (EJA), estabelecendo parcerias com Secretaria de Educação de São Paulo e outras cidades, coordenando os projetos para bolsas de cultura e extensão para alunos estagiários de diversas faculdades da USP e a formação desses bolsistas, entre outras atividades que tem como objetivo estender as ações do museu para além de seus limites físicos.

Trabalhou em diversos museus e instituições culturais no Brasil e no exterior: Fundação Bienal de São Paulo, SESC Pompéia, Faculdade Santa Marcelina; Atelier des Enfants, no Centre Georges Pompidou (1991) e no Departamento Cultural do Musée D’Orsay,(1996), em Paris e, em 1998, no Departamento de Educação da National Gallery of Art, em Washington, D.C. nos Estados Unidos, (1998/99) com bolsa direcionada a três profissionais de museus do Brasil, Argentina e Chile, concedida pela Fundação Vitae, por um período de nove meses.

Em 2011, coordenou o Programa Singular do Instituto Rodrigo Mendes, programa de inclusão de jovens com deficiência por meio da arte.

Também em 2011, participou por um período de três semanas do Programa Courants du Monde – Programa de Residência Cultural na França, organizado pelo Ministério de Cultura e Comunicação da França e Maison des Cultures du Monde, com o objetivo de conhecer os trabalhos de educação realizado em museus e outras instituições de arte contemporânea em Paris, Metz e Lyon.

Em 2012, participou da 106ª Reunião Anual da AAM American Association of Museums (Associação Americana de Museus – 106th AAM Annual Meeting & MuseumExpo TM – AAM International Fellowship), conferência anual dos museus que teve como tema “Comunidade Criativa – museus como um parceiro ativo na educação pública” em Mineápolis, E.U.A, realizada entre 29 de abril e 2 de Maio.

Em junho de 2014, participou do ICOFOM na 37th Annual ICOFOM Symposium ¨New Trends in Museology¨, em Paris, França, o trabalho ¨ Voir et lire – Programme d’intégration culturelle des jeunes et adultes en cours d’alphabétisation ¨. Ver e Ler – Programa de Integração Cultural de jovens e adultos em processo de alfabetização. O mesmo programa foi selecionado para compor a publicação dos Anais do XXII Encuentro ICOFOM LAM de Buenos Aires, Argentina com o trabalho Ver e Ler Programa de inserção cultural de jovens e adultos alfabetizandos no MAC USP.

Os comentários estão encerrados.